Leila Ribeiro é uma brasiliense apaixonada por pesquisa, criatividade e inovação. Ela é co-fundadora da Sala, empresa criada em 2007 que leva a qualquer espaço – seja ele acadêmico, corporativo ou social – um novo processo de aprendizagem. Autora do livro “Aprenda, Desaprenda, Reaprenda”, resultado de sua pesquisa de mestrado sobre o uso do design no aprendizado disruptivo contemporâneo.
Além de ser licenciada em Letras, Leila é Doutora em Ciência da Informação, Mestre em Design e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), mesma instituição onde desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado sobre processos de aprendizagens não-convencionais depois de uma série de viagens de imersão em locais e contextos que quebravam com o tradicional.
Ao longo dos anos, Leila apresentou dezenas de palestras sobre temas variados tais como Aprendizagem Disruptiva, Metodologias Ativas, Lifelong Learning, Criatividade, Inovação, Abordagens de Design, Cultura Digital, Cultura de Internet, Inteligência Coletiva, Letramento Digital e Informacional, Tendências e Design de Futuros entre outros.
Com o aprofundamento na área do Design, começou a explorar workshops de Design Thinking, Design Participativo, Design Social, Processos Criativos e Desenho de Jornadas de Aprendizagem não convencionais apoiadas no modelo de aprender, desaprender e reaprender.
No campo acadêmico, colabora com pesquisas de cunho nacional e internacional em parceria com instituições como OEI, UNESCO/MOST/CLACSO, participa do grupo de pesquisa em Design na Universidade de Brasília (UnB) e atua também como professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Design da mesma instituição.