E se, ao invés de termos aprendido disciplinas e conceitos, tivéssemos aprendido a... aprender?

Aprenda Desaprenda Reaprenda

E se, ao invés de termos aprendido disciplinas e conceitos, tivéssemos aprendido a … aprender?

Essa é a provocação de “Aprenda, Desaprenda e Reaprenda”, livro de estreia de Leila Ribeiro, PhD em aprendizagem disruptiva, educadora e designer.

Nele, estão reunidos os principais insights para a mudança do modelo de aprendizagem em diversos níveis e contextos. Leila também traz ferramentas e técnicas que apoiam os processos de facilitação da aprendizagem.

Você vai ver que é aprendendo com os próprios erros, fazendo testes e superando as frustrações, que vamos encontrar soluções inovadoras para os nossos desafios cotidianos de vida e trabalho. Mas se prepare, o segredo não será apenas sobre saber aprender, mas também sobre se permitir desaprender para reaprender.

"Aprenda, Desaprenda e Reaprenda" é o primeiro livro de Leila Ribeiro, elaborado com base em sua pesquisa de mestrado sobre o uso do design como propulsor para o aprendizado disruptivo contemporâneo.

A Autora

Leila Ribeiro é uma brasiliense apaixonada por pesquisa, criatividade e inovação. Ela é co-fundadora da Sala, empresa criada em 2007 que leva a qualquer espaço – seja ele acadêmico, corporativo ou social – novos processos de aprendizagem.

“APRENDA, DESAPЯEИDA E REAPRENDA” é
seu primeiro livro, elaborado com base em sua pesquisa de mestrado sobre o uso do design como um propulsor para o aprendizado disruptivo contemporâneo.

Além de ser licenciada em Letras, Leila é Doutora em Ciência da Informação, Mestre em Design e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), mesma instituição onde desenvolveu uma pesquisa de pós doutorado sobre processos de aprendizagens não-convencionais depois de uma série de viagens de imersão em locais e contextos que quebravam com os modelos tradicionais.

LEILA RIBEIRO

TOOLKIT

Após dois anos de pesquisa científica (que você pode baixar aqui), nasceu o FRAMEWORK REAPЯENDA, apresentado no livro. A partir dele foi desenhado um TOOLKIT com quatro etapas e diversas ferramentas que dão uma mãozinha para facilitadores da aprendizagem e educadores que querem praticar um dos caminhos possíveis do processo de desaprender para reaprender. Aqui você pode baixar as folhas imprimíveis das atividades práticas, gratuitamente, e se aprofundar melhor sobre todo o processo com o livro 😉

SONDAR

Observar o conhecimento tácito do grupo a respeito do assunto ao mesmo tempo que os participantes se conhecem

PREPARAR

Provocar a curiosidade dos participantes sobre os diversos pontos de vista do assunto a partir da cocriação

ENTENDER

Iniciar os esboços das ideias de soluções e inovações, a partir dos pontos em comuns dos participantes do grupo

GERAR IDEIAS

Dar forma e sentido para as ideias inovadoras dos participantes, a partir dos caminhos já percorridos pelo grupo

Mas se prepare, o segredo não será apenas sobre saber aprender mas também sobre se permitir desaprender para reaprender.

opinião dos leitores

ATENÇÃO

Educadores, gestores, facilitadores, líderes, agentes de mudança, designers, inovadores, criativos, curiosos e exploradores de aprendizagem que rompe com o modelo convencional: esse livro é para você =)

Assine nossa Newsletter

SALA | Disrupção conectada para mentes criativas

Os conteúdos da SALA são licenciados por Creative Commons Licença 3.0 Brasil. Solicite autorização para outras utilizações.