Pesquisar
Close this search box.

Oi,
Sou Leila Ribeiro

Educadora, Designer, Pesquisadora & Autora

Sou uma apaixonada por aprendizagem! Pois acredito no poder da educação para construir um mundo mais equitativo. Como exploradora do conhecimento, percebo que aprendizagem está em todo lugar, em todas as situações e isso nos leva a encontrar soluções inovadoras para questões que surgem dos sistemas sociais complexos. Tenho trabalhado na fricção entre Design e Aprendizagem como propulsor de transformações sociais poderosas.

Autora do livro Aprenda, Desaprenda, Reaprenda
Pós-doutorado em Design
Doutora em Ciência da Informação
Mestre em Design
Mestre em Linguística Aplicada
Licenciada em Letras Português e Inglês

O que você
não vê na bio?

Estou na internet desde quando as pessoas usavam nickname e por isso sou conhecida por @leilagirassol, sou também sommelier de filtros nonsense no Instagram e louca por leitura! Não consigo ler apenas um livro por vez, amo maratonar séries distópicas e morro de rir com piadas de pontinhos.

Principais trabalhos

Aprenda, Desaprenda, Reaprenda

LIVRO: Novos modelos para pensar e inovar a aprendizagem no mundo

Mapping: Educação e Inovação

VÍDEOS: curadoria de lugares incríveis para se aprender no mundo

Curiouser
Lab

ESTUDO DE CASO: redesenhando a formação de educadores

Leila Ribeiro é uma brasiliense apaixonada por pesquisa, criatividade e inovação. Ela é co-fundadora da Sala, empresa criada em 2007 que leva a qualquer espaço – seja ele acadêmico, corporativo ou social – um novo processo de aprendizagem. Autora do livro “Aprenda, Desaprenda, Reaprenda”, resultado de sua pesquisa de mestrado sobre o uso do design no aprendizado disruptivo contemporâneo.

Além de ser licenciada em Letras, Leila é Doutora em Ciência da Informação, Mestre em Design e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), mesma instituição onde desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado sobre processos de aprendizagens não-convencionais depois de uma série de viagens de imersão em locais e contextos que quebravam com o tradicional.

Ao longo dos anos, Leila apresentou dezenas de palestras sobre temas variados tais como Aprendizagem Disruptiva, Metodologias Ativas, Lifelong Learning, Criatividade, Inovação, Abordagens de Design, Cultura Digital, Cultura de Internet, Inteligência Coletiva, Letramento Digital e Informacional, Tendências e Design de Futuros entre outros.

Com o aprofundamento na área do Design, começou a explorar workshops de Design Thinking, Design Participativo, Design Social, Processos Criativos e Desenho de Jornadas de Aprendizagem não convencionais apoiadas no modelo de aprender, desaprender e reaprender.

No campo acadêmico, colabora com pesquisas de cunho nacional e internacional em parceria com instituições como OEI, UNESCO/MOST/CLACSO, participa do grupo de pesquisa em Design na Universidade de Brasília (UnB) e atua também como professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Design da mesma instituição.

Aprendizagem está em todo lugar!

Sonho com um dia em que vamos observar espaços para além das escolas e faculdades como ambientes de aprendizagem, e que o aprender e o ensinar possam acontecer também de um jeito informal, para além das paredes das instituições e das metodologias milagrosas.

O que tenho escrito...

Educar para o futuro é ensinar a desaprender

Conhecimento duradouro para as próximas décadas é a capacidade de aprender de forma contínua sem se frustrar ou desmotivar

O futuro chegou: pronto para continuar aprendendo?

A formação de educadores e de aprendizes precisa cada vez mais levar em conta que o processo de aprendizagem será contínuo e ao longo da vida, e não algo pontual e com prazo para terminar

Então é Natal, e o que você desaprendeu?

Ao invés de pensar no que você fez, que tal parar para repensar seus aprendizados e as formas como você encontrou saídas para os desafios dos novos tempos?

Assine nossa Newsletter

SALA | Disrupção conectada para mentes criativas

Os conteúdos da SALA são licenciados por Creative Commons Licença 3.0 Brasil. Solicite autorização para outras utilizações.