U

Universais de ASL em adultos

Fatores inerentes ao processamento mental nos humanos que podem proporcionar ou prejudicar a aquisição de segunda língua, em maior ou menor grau em cada indivíduo. São eles: o insumo compreensível, o grau de rigidez ou porosidade do filtro afetivo dos aprendizes e adquiridores (motivações, autoconfiança e ansiedade, entre outros), fatores internos sociocognitivos ou físicos, cultura de aprender e período silencioso, diferenças individuais (nas motivações, personalidade, afetividade, idade, gênero, experiência previa, ou o letramento).

V. tb.: Insumo + 1, Filtro Afetivo, Cultura de Aprender, Experiência Prévia.

Uso

Em oposição à forma da língua, à sua gramática, o uso é o engajamento da capacidade adquirida de compreender e produzir linguagem com propriedade e com sensibilidade ao contexto.

V. tb.: Forma, Aprendizagem, Aquisição, Interação.

Utilizador ótimo do monitor

Modo parcimonioso de engajamento do monitor consciente sabedor de regras que evita sobrecarregar o sistema com consultas a todo o momento, principalmente na oralidade quando há pouco tempo para se suspender a compreensão em andamento para consultas sobre a forma.

V. tb.: Monitor, Aprendizagem, Processamento do insumo.