Criar uma página na área da Linguística Aplicada surgiu durante as aulas por mim ministradas no Curso de Letras da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP nas disciplinas de Estágio Supervisionado e de Linguística Aplicada e durante o evento acadêmico XVIII JOPLE (Assista ao vídeo). Tínhamos como ideia à época publicar em ambiente virtual nossos projetos, experiências e aulas preparadas e vivenciadas nas escolas parceiras de estágio. Na nona edição da JOPLE em 2009, o tema Línguas para Fins Específicos: contexto acadêmico, profissional e formação de professores reforça a necessidade de termos um espaço virtual público que aproximasse alunos, professores e pesquisadores dessa área em crescimento: ELFE (Ensino de Línguas para Fins Específicos).

 Como professora de Inglês da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba – FATEC, um novo cenário se descortina, a formação do tecnólogo. Novos questionamentos surgem, entre eles qual o nível ou a faixa de competência linguístico-comunicativa em Língua Estrangeira é necessário para o tecnólogo atuar na sua área. Novos projetos são elaborados, mais eventos reúnem alunos, professores e pesquisadores (CBTecLE).

A disciplina semi-presencial Tópicos Especiais em Linguística Aplicada I: Ensino de Línguas em Contexto Tecnológico por mim ofertada no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada (PGLA), em sua segunda edição (2011)  nos leva a criar a página ELFE, destinada a todos os que têm compromisso com a grande área da Linguagem, com a  pesquisa em Linguística Aplicada, preocupados em compreender o processo de ensinar e aprender línguas para fins específicos em contexto superior tecnológico.

Na página ELFE encontramos datas importantes do percurso histórico do ensino tecnológico (CPS e MEC), diferenciando-o do técnico. Os links nos ajudam com definições, referências e documentos na área. Também estão disponíveis textos que discutem o ensino de línguas para fins específicos nesse contexto, assim como vídeos e gravações. Há indicações de eventos e de notícias.

Magali Barçante Alvarenga (Lattes)