Imagine-se ensinando uma criança a fazer uma operação de multiplicação sem que ela saiba somar ou subtrair: esse é o mesmo nível de déficit que tem um guarda-roupas masculino sem os clássicos!

Eu sei que, para algumas pessoas, clássico é sinônimo de velho ou careta, mas a verdade é que os caras que mais admiramos por estarem sempre bem vestidos, mesmo em ocasiões informais e descontraídas em nosso tempo, construíram suas imagens com base nos itens indispensáveis para qualquer homem.

Se você não quer ser pego de surpresa por um convite para uma ocasião especial, especialmente essas que acontecem no início de ano como reunião de trabalho, casamento, coquetel, colação de grau, formatura ou uma aula inaugural que você vai ministrar, é preciso conhecer e ter as peças básicas do vestiário masculino.

Confira a lista abaixo e complete seu armário.

1. Terno

Considere que o terno tem para nós, homens, a mesma dose de sex appeal e elegância que um vestido vermelho tem para as mulheres e leve isso em conta na hora da compra. Apesar de ser uma das peças mais caras da lista, vale a pena cada centavo investido em troca da certeza de bom caimento e acabamento.

Atualmente, as tendências são a modelagem mais seca e ajustada, calça mais estreita e com a barra um pouco mais curta. Quanto ao tecido, lã fria é a melhor opção.

Sobre a lapela, a tradicional, que vem acompanhada por três botões e é mais curta, deixa o rosto em evidência e favorece os mais gordinhos. A mais estreita e alongada, que por sua vez é usada em ternos com um só botão, deve ser usada apenas por homens mais magros.

2. Gravata

O arremate chique para blazers e ternos já não é mais privilégio apenas de executivos: ganharam as ruas e deixaram de ser vinculadas ao visual careta.

Eu, particularmente, considero bonitas e realmente elegantes as neutras, em azul marinho ou preto, e também gosto bastante das xadrezes, no entanto os mais ousados podem tirar partido das padronagens geométricas e estampas com tom sobre tom.

O modelo slim (meu preferido, uso sempre!) deixa o look mais informal, combina tanto com looks sociais ou informais e deve ser evitado pelos gordinhos.

3. Calça cinza

A cor neutra é a ideal tanto para homens modernos quanto para os clássicos, devido à sua versatilidade.

Como as calças vivem em constante evolução de modelagem, se não quiser errar e comprar uma que estará sempre atual, invista em uma reta, de gabardine, lã fria ou linho (perfeita para o verão).

A barra ideal deve raspar no chão na parte do calcanhar e sobrar um dedo na frente, em cima do peito do pé. A italiana (aquela em forma de dobra fixa) deve ser evitada pelos baixinhos.

4. Cinto Preto

Quem disse que ele só serve pra segurar as calças? Ele dá ao look uma cara nova e reafirma seu estilo. O modelo em questão é essencial no guarda-roupas de qualquer homem, principalmente porque combina com todas as demais peças da lista. O modelo dupla face também é um bom aliado, por ser uma peça versátil.

Compre sempre o tamanho adequado, para não estragar o furo, e guarde-o pendurado, para não deixar o couro com marcas.

O tamanho ideal é a medida da sua cintura mais alguns centímetros (entre 10 e 15). Na hora da compra, anote suas medidas na carteira e confira o número impresso no verso do cinto.

5. Camisa

Assim como a camiseta, ela também já foi peça íntima e só o colarinho ficava à mostra. Nos dias atuais, ganhou diversos tecidos e acabamentos e vai desde o escritório até a balada, dependendo do complemento escolhido por você.

Se você leva o estilo social a sério, vale a pena fazer com um alfaiate; se não, apenas observe as regras a seguir e compre onde preferir:

  • O modelo slim é moderno e tem se tornado o preferido de muitos homens, por não ter excesso de tecido; ela deve seguir a cintura, mas com espaço para que você se sinta confortável ao sentar;
  • O colarinho ideal deve ter 1cm de folga entre a camisa e o pescoço; a tendência no momento são os mais curtos. Faça um nó menos volumoso na gravata;
  • Os punhos devem terminar na junção do braço com a mão, com 0,5 cm de sobra após a manga do terno ou blazer;
  • Em casamentos e festas mais sofisticados, a camisa não pode ter bolsos, como as usadas no escritório.

6. Jaqueta de couro

A peça que já representou rebeldia no passado acabou se tornando sinônimo de elegância e tem o poder de elevar o visual.

Perfecto, militar, barracuta e bomber são modelos que já atravessaram algumas gerações sem sair da moda. Para ser a primeira, eleja uma de tom neutro (sugiro marrom ou preto), e se for de couro - custa uma nota, mas dura uma vida inteira -, não guarde em saco plástico, pois o material precisa respirar. Na limpeza, use apenas um pano úmido.

Minha sugestão de look é combinar com calça jeans, cinto café, camisa xadrez, gravata slim e tênis street.

7. Blazer

Marinho foi a cor escolhida por ser uma cor super versátil e as regras em relação a modelagem serem parecidas com a da parte de cima do terno, porém o blazer pode ter toques de modernidade, como debrum, corte a laser, brasão, martingales ou lapela maquinetada. Além disso, ele pode ser usado com bermuda, pólo ou camiseta.

Escolha o seu e garanta que seu look esteja a salvo!

8. Malha

Pode ser um cashemere, pulôver ou cardigã. O importante é que um deles esteja presente no seu armário.

A gola careca (arredondada, próxima ao pescoço) é a mais básica e combina com todos os tipos de rosto, só não pode ser usada com gravata; a gola V alonga o corpo e fica ótima se usada com terno.

Para o fim de semana, invista no argyle (aquele padrão com losangos coloridos) combinado com mocassim sem meias - sempre!

9. Sapato Social

Sabe o que tem o poder de destruir um bom look? O sapato errado!

O oxford, mostrado acima, é um coringa e quem trabalha de terno deve ter ao menos 2. Custa um pouco mais caro, mas também vale o investimento.

Para não fazer feio na hora de combinar, siga as regras:

  • Terno bege e preto: meias da cor dos sapatos;
  • Terno marinho: com sapato marrom, meias marinho; com sapato preto, meias pretas;
  • Terno cinza: com sapato marrom, meias cinza ou marrons. Com sapato preto, meias pretas ou marinho;

10. Polos

Tenha um arsenal, com todas as cores que lhe favorecem. As lisas são atemporais e, assim como as listradas ou estampadas, são excelentes para o look do fim de semana, combinadas com bermudas ou sobrepostas a camisetas.

Ah, as cores escuras ajudam a disfarçar aquela barriguinha indesejada!

E aí, professores do meu Brasil? Quantos itens da lista vocês já tem? Vamos providenciar o que está faltando?

O ano está só começando, e eu torço para que ele venha com muitas oportunidades boas para todos nós; estar vestido adequadamente já é um primeiro passo para não deixar essas possíveis oportunidades passarem.

Ficou como dúvidas? É só deixar comentário ou mandar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Bjs do Math!

Matheus Fernandes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Personal stylist, estudante de moda e web designer.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

É Preciso Viajar

É Preciso Viajar

10 peças indispensáveis no mundo masculi…

10 peças indispensáveis no mundo masculino

Looks de fim de ano 2013

Looks de fim de ano 2013

Professores com estilo

Professores com estilo