Depois de um ano inteiro de rotina, eis que chega o momento de comemorar, e aí você olha para o guarda-roupas, pega o que tem de mais resplandescente lá no fundo e se pergunta: "será que não vai ficar demais esse?".

Vestir-se para as confraternizações do trabalho pode ser uma tarefa um tanto quanto embaraçosa, se considerarmos que existem alguns protocolos a serem seguidos - que muita gente ignora, em que acaba deslizando feio. Essas regrinhas, consideradas por muitos meras "frescuras", existem com uma razão muito digna: melhorar a convivência entre indivíduos e evitar possíveis constrangimentos (como, por exemplo, todo mundo falando no dia seguinte que "fulano" bebeu além da conta e deu aquele showzinho; tem coisa mais desagradável?). Segui-las é uma forma de ter sempre bons momentos de convívio social guardados na memória. Como minha função aqui é falar de moda, as dicas serão direcionadas aos looks, afinal a roupa correta é aquela que se adequa ao seu corpo e à situação.

Trouxe uma proposta de look para o dia, um para a noite e uma sugestão de make. Veja a seguir:

Look #1: para o dia

A Pantone elegeu o Verde Esmeralda como a cor de 2013, porém o que eu mais vi nos desfiles internacionais foram belíssimas criações em vermelho, por isso usei a cor como base para criar os looks do post (também porque o vermelho é uma cor muito requisitada nessa época do ano, além de ser muito feminina e elegante!). Os dois looks foram inspirados no desfile da Dolce & Gabbana, que teve como tema o Império Bizantino e toda a sua exuberância.

No primeiro look, para o dia, minha sugestão é apostar nas texturas: escolha uma peça para ser a principal do look (aqui, a saia) e combine-a com itens básicos. O blazer branco é um excelente aliado, muito fácil de combinar, que, por ser alongado, disfarça o típico quadril largo da brasileira e o scarpin nude alonga a perna, compensando o fato de que a saia mídi "achata" a silhueta (por isso, deve ser evitada por mulheres baixas).

O “trucão” é o seguinte: para escolher a peça texturizada do look, pense em que parte do corpo você quer evidenciar, pois texturas agregam volume e chamam atenção visualmente; portanto, se tem quadril largo, use textura na parte de cima e vice versa.

Última dica: quanto aos acessórios, de dia, menos é mais (bolsa, sapato ou cinto nude/marrom deixam o look mais casual)!

Look #2: noite

A inspiração vem do mesmo desfile (Que é maravilhoso! Quem quiser ver, dá uma olhadinha aqui http://youtu.be/aHJEHVcMhAw, mas o look foi pensado para a noite: o vestido, que mescla renda e bordado, é um tubinho levemente afastado do corpo, por isso altamente democrático! Notem que, por ser curto, não há decote pronunciado: eis o melhor jeito de contrapor e não ultrapassar a tênue linha entre sensualidade e vulgaridade.

Acho válido lembrar que não se deve usar peças muito curtas ou justas em qualquer confraternização ligada ao ambiente profissional, portanto, meninas, cuidado com os centímetros a menos de tecido, ok? O máximo aceitável são 4 dedos acima dos joelhos.

O make:

O clássico batom vermelho continua fazendo bonito. Os tons do momento são mais fechados, próximos do vinho e do bordô, e as opções de textura podem mudar a proposta do make: com efeito glossy (pode ser do próprio batom ou de um gloss aplicado por cima), você ganha lábios mais volumosos. Os matificados (opacos, sem brilho) têm maior duração e ajudam a disfarçar imperfeições.

“Trucão”: para aumentar a fixação do batom e conseguir o bocão "a la Jolie", aplique um pouco de base e pó sobre os lábios quando estiver preparando a pele. Fica incrível!

Vale lembrar que hidratar os lábios antes é fundamental pra evitar o indesejado efeito craquelado, e a aplicação deve ser feita com um pincel, para cobertura mais uniforme e sem excessos.

Como a boca é o foco do make, o restante deve ser discreto. Um traço de delineador é um complemento clássico, portanto infalível, e a pele deve estar bem uniforme, para garantir o sucesso da maquiagem.

Espero que as dicas ajudem, que todos tenhamos ótimas celebrações e um 2014 cheio de muito amor, educação e estilo! Caso hajam dúvidas, tem mais dicas no meu blog e fico à disposição pra responder via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. E que venha 2014! Bjs do Math

Matheus Fernandes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Personal stylist, estudante de moda e web designer.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

É Preciso Viajar

É Preciso Viajar

10 peças indispensáveis no mundo masculi…

10 peças indispensáveis no mundo masculino

Looks de fim de ano 2013

Looks de fim de ano 2013

Professores com estilo

Professores com estilo