Oi, gente! Tudo bom com vocês?

Não, eu não sou a Sabrina Sato! Me chamo Matheus, sou personal stylist, produtor e estudante de moda, web designere blogueiro e fui convidado pelos queridos Leila e Washington para agregar um novo tipo de informação aqui no Sala: moda e imagem. Me senti lisonjeado com o convite, afinal, sou aluno, e é bom experimentar o outro lado, brincar de ser "professor" e ensinar as pessoas a decifrarem melhor sua imagem pessoal...

Mas você deve estar se perguntando: "O que moda tem a ver com educação?"

E eu te devolvo outra pergunta, para que possamos refletir juntos: quando você está se comunicando com seus alunos, acha que eles te observam?

E quando você não está lecionando, o que você faz? Com certeza sua vida não se resume apenas a um quadro negro, diários e provas, não é?

Esse é um dos motivos pelos quais eu estou aqui, e acho que a gente precisa bater um papo cabeça para que essa história fique mais clara.

Depois que vimos passar por nossas vidas o passarinho do Twitter, nosso conceito sobre interação e informação mudou (até mesmo de quem não se rendeu ao fenômeno da web): a ideia de se expressar por meio de 140 caracteres nos obrigou a ser "criativos" em nossos diálogos e tornou-se um divisor de águas na comunicação. Começamos a absorver várias informações em um curto espaço de tempo, e, naturalmente, nosso olhar e nossos sentidos se acostumaram com essa objetividade.

Todo esse dinamismo começa, então, a dar sinais de que veio para ficar: no design, por exemplo, a tipografia - que era apenas um elemento de comunicação - passa a ter função decorativa, unindo em um mesmo espaço informação e estética (imagem). Mas apenas isso não é o suficiente pra acompanhar a velocidade da era mobileque vivemos: vimos nascer uma nova rede social que leva ao pé da letra a máxima "uma imagem vale mais que mil palavras": o Instagram! Com ou sem filtro, basta dar um clique e compartilhar algo com seus amigos para que todos saibam o que você está fazendo.

Naturalmente, a evolução não para, e já estamos vendo imagens ganharem sons e movimento por meio dos gifs do Vine. É difícil saber onde tudo isso vai parar, mas fica claro que a comunicação imagética é um elemento cada vez mais indispensável no mundo contemporâneo, não apenas no espaço virtual, mas também no mundo real, afinal, uma coisa puxa a outra: todo mundo quer postar uma foto ou um vídeo nas redes sociais, mas ninguém quer aparecer feio para galera ver.

Trazendo isso para a prática e pensando na educação, nos deparamos com um delicioso desafio: toda essa sede de informação veloz que existe nos dias de hoje exige que, como comunicadores, sejamos cada vez mais criativos na transmissão de determinado conhecimento, e a exploração de elementos visuais torna tudo muito mais interessante para o receptor, que se sente mais estimulado e assimila melhor o conteúdo.

Esse raciocínio pode (e deve) ser aplicado não apenas no material que será usado em sala de aula, mas também em sua imagem pessoal, ajudando a conquistar mais credibilidade e atenção do ouvinte, seja ele um aluno ou não.

A ideia de ter um espaço pra falar sobre moda aqui no Sala não é fazer expertsno assunto ou it-professores (risos), mas ajudá-lo(a), de forma simples e objetiva, a conhecer um pouco melhor seu corpo e seu estilo pessoal, e, a partir disso, valorizar seus pontos positivos. O resultado vem da seguinte forma: se você encara o espelho e se sente confiante e satisfeito com o que vê logo no começo do dia, sua relação com o mundo será mais agradável durante todo período restante, e isso se reflete em diversas áreas. Acredite! Palavra de quem já ouviu muitos depoimentos que comprovam essa teoria.

Os corredores da escola são deliciosos espaços de convivência onde você passa boa parte da sua vida, porém nós pensamos além disso, e as dicas que virão a seguir serão úteis para a vida real, seja ela na sala de aula ou não!

Enquanto o próximo texto não chega, vocês são meus convidados especiais a conhecerem o To Be Stylish, meu blogue pessoal, em que posto (sempre que possível!) dicas sobre moda, tendências, decoração, música e outras coisas, sem deixar de considerar o estilo pessoal e a personalidade de cada um, afinal, o mundo é feito de pessoas e a diversidade é o que há de mais lindo e nos torna especiais!

Bjs do Math e até a próxima!

Matheus Fernandes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Personal stylist, estudante de moda e web designer.

Comentários  

+2 # Lucineide 07-08-2013 15:48
Super aprovada a ideia!
Super fã!
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

É Preciso Viajar

É Preciso Viajar

10 peças indispensáveis no mundo masculi…

10 peças indispensáveis no mundo masculino

Looks de fim de ano 2013

Looks de fim de ano 2013

Professores com estilo

Professores com estilo