Você conhece a geração conectada? Então você precisa assistir o filme Noah, que concorreu na categoria "Student Film Showcase", apresentado no festival de 2013 de curtas em Toronto (Toronto International Film Festival). O curta apresentou perfeitamente o comportamento dessa galera multitarefa, tantas vezes incompreendida. O filme mostrou a vida de um adolescente centrado nas interações por meio de suas redes sociais, músicas, relacionamentos, ou seja, a vida.

OK. E o que isso tem a ver com educação? SÓ tudo! Pra começar, no filme, os focos da câmera são como os olhos de Noah, que passam por diversas telas, fazendo atividades simultâneas, demonstrando como funciona o fluxo de atenção dessa galera, que vê o digital como parte de sua própria vida. Como educar essa geração em uma sala de aula sem interações diversas com vários formatos e em várias telas? Deixo claro que não estou falando só de tecnologia (hardware), falo sobre comportamento e cultura digital e como isso tem transformado as interações sociais e, obviamente, mudam o modo de aprender.

Há pesquisas que afirmam que isso é ruim, outras que isso é maravilhoso. A situação é: cultura digital não é mais questão de opção, é um fato, isso está acontecendo, está na escola, tenha wifi ou não. Só nos resta saber quando o ensinar também vai entender os vários Noahs que AINDA acreditam na educação em sala de aula.

Noah from rt085749 on Vimeo.

Fonte: Update or Die

Leila Ribeiro
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acordo usando o Twitter, passo o dia aprendendo com a internet, apaixonada por relações das pessoas na web e da apropriação do conhecimento dos professores na era digital. Ah! Sou também doutoranda em Ciência da Informação, mestre em Linguística Aplicada, educadora da vida, jornalista e publicitária leiga por pura paixão.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cultura do ódio, Humaniza Redes e Educaç…

Cultura do ódio, Humaniza Redes e Educação

O sujeito digital

O sujeito digital

Cecília Meireles e Valesca Popozuda sabe…

Cecília Meireles e Valesca Popozuda sabem de tudo, inocente!

Calça curta não se remenda

Calça curta não se remenda

3 coisas que a escola pode aprender com …

3 coisas que a escola pode aprender com o Oscar 2014

A escola que precisa estudar

A escola que precisa estudar

Geração Conectada

Geração Conectada