Em 1988, em plena guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, um professor Norte-americano chamado Peter Copen imaginou uma atividade de interação educativa entre duas escolas dos dois países. Assim, antes da internet e de todas as possibilidades dela advindas, nascia o embrião do que se tornaria a iEARN - International Education and Resource Network.

Sim, aquela rede de recursos internacionais nasceu da interação de duas escolas de dois países ditos "inimigos" e hoje, 26 anos depois se transformou na maior rede educacional de recursos, presente em 140 países, interagindo em 30 idiomas, movimentando 50.000 educadores e 2.000.000 de alunos. (www.iearn.org)

No Brasil, essa rede está presente desde 2001 e teve suas primeiras atividades nos Centros Interescolares de Línguas e algumas faculdades com projetos para futuros educadores. A Coordenação, em princípio, ficou a cargo da professora Isabel Cristina Teixeira (CILT - Taguatinga) e, desde 2004, passou a ser responsabilidade da professora Almerinda Borges Garibaldi.

Em 2013, a iEARN comemorou seu jubileu de prata - seus 25 anos de interação entre escolas dentro da abordagem da aprendizagem por projetos ou "Project based learning".

A Associação Educadores Globais, registrada enquanto entidade educacional em 2010, acolhe e promove todas as iniciativas do Centro iEARN no Brasil e compartilha com ele toda a sua diretoria.

Em todos esses anos, de 2001 até o presente, muitos projetos já foram realizados e muitos professores já experimentaram o desenvolvimento de projetos em suas salas de aula. Entretanto, sentimos a necessidade de ampliar essas atividades para que mais e mais professores tenham diferentes possibilidades de experimentarem os projetos em sua prática em sala de aula e levem seus alunos a aprenderem fazendo e aprenderem para a vida, como preconizava John Dewey, o dito pai da pedagogia de projetos.

Considerando tudo isso, a Educadores Globais elegeu 2014 como "O ano da iEARN no Brasil", com o objetivo de que mais escolas participem dessa prática da aprendizagem por projetos e conheçam melhor a plataforma iEARN, tornando-se escolas membro, e fazendo com que professores e alunos também se tornem membros da instituição.

Aproveitamos esse espaço de nossa parceira SALA, para, em primeira mão, anunciar que submetemos a inscrição do Brasil para sediar a conferência anual da iEARN em 2015. Esperamos que nossa inscrição seja aprovada e que a Conferência iEARN 2015 seja um sucesso para todos os educadores, alunos e apoiadores de práticas educacionais efetivas e de qualidade e ainda da inclusão na Educação em nosso país.

Aguardem a programação do Ano iEARN no Brasil.

 

Almerinda Borges Garibaldi e Claudia Arantes Batista

Educadores Globais
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Educadores Globais tem como objetivo principal abrir caminhos a professores por meio de projetos que sejam motivadores e que promovam engajamento social, cultural e educacional e os projetos de intercâmbio são um dos vários projetos realizados pelo grupo de professoras.

Comentários  

# Almerinda garibaldi 16-05-2014 05:47
Só para contar: nossa proposta para sediar a XXIII Conferência Internacional da iEARN foi aprovada. Será um grande desafio para o qual já começamos a trabalhar. Contaremos como apoio de instituições e pessoas que já tiveram alguma experiência em eventos deste porte. Parabéns a Educadores Globais! :roll:
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

País rico é país educado

País rico é país educado

Deserto multicor no Planalto Central

Deserto multicor no Planalto Central

Educação Inclusiva no DF

Educação Inclusiva no DF

Desejando um Mundo Melhor – Cerf Volants…

Desejando um Mundo Melhor – Cerf Volants pour la Paix

2014 Ano iEARN no Brasil

2014 Ano iEARN no Brasil

The Image Conference – “Os meus alunos p…

The Image Conference – “Os meus alunos produziram um vídeo. E agora?”

Metas e Meios

Metas e Meios