O LAB Educação é um negócio social que se propõe a criar, testar e aprimorar modelos pedagógicos inovadores. Em 2016, as empreendedoras sociais Maria Cláudia Amaro e Luiza Barguil inauguram um espaço que tem o desafio de incorporar a investigação tecnológica ao Ensino Fundamental II. O projeto tem como meta atender cerca de dois mil participantes, oferecer certificação a educadores, integrar tecnologias maker a currículos escolares, além de pretender instalar makerspaces ou FabLabs em até cinco escolas particulares e públicas até o fim de 2017.

A iniciativa de empreender na área educacional surgiu da paixão pela ideia de criar um modelo educacional integrando arte, matemática, tecnologia e ciências humanas. O LAB Educação pretende inovar no ensino e na formação de alunos, envolvendo os pais e a própria comunidade, provendo a escola de um papel mais amplo e inclusivo. O Fab Lab é um espaço de fabricação digital, onde paixões intelectuais, imaginação e inventos poderão se tornar realidade. “Pensamos em um espaço de aprendizagem onde as pessoas envolvidas pudessem viver um processo contínuo de conhecimento, experiência criativa e expansão da compreensão de si mesmo e da realidade”, diz Maria Cláudia.

Mão na Massa

O LAB Educação integra a rede global Fab Lab, comunidade mundial de empreendedores, alunos, educadores, técnicos, pesquisadores, fabricantes e inovadores, que se estende por mais de 60 países e mais de 450 Labs.  A proposta do Fab Lab é democratizar o acesso às novas tecnologias de fabricação, incentivar o conhecimento aberto, o empreendedorismo e o espírito “mão na massa”.

Localizado na capital paulista (Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 550-cj 91 – Itaim Bibi), o espaço maker do LAB Educação será aberto a todos os interessados em promover ações que gerem conhecimento para o ecossistema educacional, gestores escolares, educadores, alunos, pais, empreendedores e demais fomentadores de inovação social e educacional.

O Fab Lab está equipado com tecnologia maker visando a aprendizagem “mão na massa” e foco no “aprender fazendo juntos”. O espaço conta com recursos para fabricação digital, programação e eletrônica, tais como impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras, estações de solda e marcenaria, kits de computação física, robótica e demais recursos para promover ações de experimentação maker por alunos e educadores.

Entre os serviços a serem oferecidos no espaço estão cursos de formação de educadores, preparação de alunos para a criação de projetos transdisciplinares em ciências, tecnologia, engenharia, matemática, artes e humanidades, apoio para integração curricular com tecnologias maker, workshops de fabricação digital, programação e eletrônica para introdução ao universo maker, entre outros.

 

Serviço

O que:LAB Educação inaugura o primeiro espaço maker do Brasil focado no ensino básico
Inauguração:26 de abril de 2016, às 14h, na Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 550-cj 91 – Itaim Bibi
Contato: Luiza Barguil (Fundadora e COO) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (11) 5032-1033

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Vamos para o Festival Path?

Vamos para o Festival Path?

LAB Educação inaugura o primeiro espaço …

LAB Educação inaugura o primeiro espaço maker do Brasil focado no ensino básico

Beaba do Câncer

Beaba do Câncer

Catarse e o crowdfunding

Catarse e o crowdfunding

Eventos criativos em Brasília

Eventos criativos em Brasília

Seminário Internacional REA

Seminário Internacional REA

Seminário Amplifica

Seminário Amplifica