Retail Tour: Experiência, imersão, tendência e criatividade em New York

By 21 de outubro de 2019Cobertura de Eventos

Mas o que o varejo tem a ver com Educação, minha gente??? Tudo! Entender os novos caminhos de outras áreas, no caso o varejo, pode nos oferecer insights sobre o comportamento humano, sobre desejo, prazer, interação e, claro, inovação (precisamos usar o capitalismo ao nosso favor, né mores!). Há uma forte tendência de mudança no modo como consumimos, tanto produtos, serviços, mídia, quanto arte, música, entretenimento etc. Tudo isso indica que estamos também modificando nossa maneira de pensar, o famoso mindset. Consequentemente, isso impacta diretamente como aprendemos. Por isso fomos conferir na meca do varejo, Nova York, seis imersive-art-design stores super badaladas p/ compreender o que estava rolando de inovação por lá.

Retail Tour insights – Color Factory

Arte que conecta pessoas por meio das cores e da cidade! Essa é a @colorfactoryco, uma instalação que reúne artistas p/ criar artefato com base nas cores. Com quase 2 mil metros quadrados, os diversos ambientes da instalação proporcionam uma experiência única, a cada sala há uma interação diferente, desde exposição com objetos inusitados de um museu não-convencional, passando por uma pista de dança brilhante e psicodélica até uma sala gigante inteira transformada em piscina de bolinhas. Todas as cores se relacionam com o contexto da cidade como o amarelo dos famosos táxis, laranja dos bancos do metrô, marrom dos pretzel, dentre tantas cores de Nova York.

Retail Tour insights – Color Factory Map

Além disso, a instalação da @colorfactoryco cria um mapa afetivo da cidade, de forma a estender a experiência da instalação para além do prédio. O tour te leva p/ lugares não-turísticos e vc conhece lugares diferentões como o museu da tattoo, lojas peculiares como uma butique que só vende lápis, lanchonetes que vendem bebidas coloridas exclusivas da instalação (!!!) e murais super coloridos e divertidos nos becos da Big Apple! A equipe criativa da instalação estudou 265 ruas, levando os participantes conhecerem a cidade por meio das cores que estão além dos arranha-céus e letreiros luminosos de Nova York.

Retail Tour Report

As 6 experiências do Retail Tour, que vivenciamos em Nova York, nos deram lições valiosas sobre imersão, experiência, design, interação, arte, UX, CX, entretenimento, criação de comunidade, valor e propósito. Relacionamos tudo isso com as tendências que mapeamos nos festivais como SXSW, nos estudos de consultorias internacionais e pesquisas científicas dos institutos de futurismo. Transformamos em um report que ajuda você a aplicar essas tendências por meio de ações nos processos de soluções. Consulte-nos para saber como levar o report Retail Tour p/ sua marca/empresa/instituição/universidade.

Retail Tour insights – Starbucks Reserve

Grãos de cafés do mundo todo, jaquetas exclusivas, objetos de decoração personalizados, tudo para que você, amante do café, não tenha apenas uma cafeteria com variedades, mas sim um clube formado por uma comunidade de alta qualidade apaixonada por café. Esta é a proposta da @starbucksreserve com seus cinco espaços imersivos, os quais levam o conceito de nicho com sofisticação para outro nível.

Retail Tour insights – Nike Lab

Você lembra do tênis que se ajustava e amarrava o cadarço sozinho no filme De Volta para o Futuro? Agora ele é real e foi lançado em grande estilo na loja conceito da @nike em NY. Este é o 3º modelo que a marca lança inspirado no filme, a diferença deste está focada no nicho do basquete, conectado com tecnologia bluethooth e sensores inteligentes, que vão adaptando o tênis ao seu pé ao longo do jogo. Futurístico demais e ainda tem dúvidas se funciona? A loja reserva um espaço enorme, o #nikelab, que você pode acompanhar como foi todo o processo de fabricação, desde o processo criativo até o tecnológico, além de poder experimentar e jogar em uma superquadra de basquete hightech interativa que monitora e mostra todos os gráficos dos seus movimentos, tudo isso dentro da loja e sem obrigação de comprar o tênis! 

Retail Tour insights – Uniqlo

Com roupas a baixo custo e arte de alta qualidade, a @uniqlousa transformou a loja na 5ª avenida em uma enorme galeria de arte e ativações divertidas com o projeto SPZ NY (Surprise NY), onde roupa e arte se encontram. A UNIQLO é uma rede japonesa de moda a preços acessíveis e também sponsor do @themuseumofmodernart (Museu de Arte Moderna) de NY desde 2013 e, desde então, organiza várias conexões com a arte, varejo e a comunidade, como proporcionar acesso gratuito nas noites de sexta no museu. Na última coleção com o MoMa, além dos diversos artistas da pop art, como Andy Warhol e Keith Haring, a loja tinha ambientes instagramáveis com artefatos icônicos dos artistas, além de ambientes interativos como cabines de fotos que te levavam para dentro das telas de arte.

Retail Tour insights – Showfields

Enquanto o mundo do varejo brick-and-mortar está numa corrida louca para entrar no mundo online, o @showfields faz o caminho exatamente inverso: leva o online para o mundo físico de uma maneira muito inovadora. Ousadamente auto-intitulada “a loja mais interessante do mundo”, no Showfields a experiência é o principal elemento. Em um prédio de quatro níveis no NoHo, o setting oferece um modelo de varejo inovador, que cria espaços únicos de narrativas para cada hub de marca, ao mesmo tempo que tem uma galeria de arte digital contemporânea, um loft comunitário para workshops e eventos criativos e um café que também tem drinks. A ideia é ver o consumidor para além do consumo, oferecer a ele um lugar de descobertas em tour de lojas sazonais, inspirações e espaço de conexão com a marca que ele só conhece no online.