Mapping: Educação e Inovação – lugares Incríveis para se aprender no mundo

By 12 de outubro de 2019Cobertura de Eventos

Escolas não-convencionais, experiência imersiva que ocupa a cidade e uma montanha toda pintada à mão no meio do deserto, esses e muitos outros lugares alinhados ao mindset do mundo contemporâneo foram mapeados pela Sala durante uma viagem-jornada que virou uma websérie no nosso canal no youtube.com/salaoficial. Essa lista só aumenta e agora temos mais três lugares novos mapeados =)

Conhece a série Breaking Bad? A produção de TV – sobre um professor de Química que faz uma jornada do anti-herói – que ganhou vários prêmios por ser absurdamente disruptiva, começando com a ideia de usar uma cidade inteira como set de filmagem: mapeamos, na nossa websérie, Albuquerque no Novo México (EUA).

Fomos até em Albuquerque, Novo México, para conhecer cada espaço do “set” de filmagem de Breaking Bad, e descobrir o que podíamos aprender com essa disrupção televisiva. Foi incrível explorar o local fazendo a trilha da série. O restaurante “Los Pollos Hermanos”, um dos lugares famosos na produção, realmente existe, mas com outro nome de franquia! Assim como a casa do Pinkman, personagem importante da série, sendo alugada normalmente, sem grandes pompas de marketing e a casa do Walter White, personagem principal, habitada por dois idosinhos tão rabugentos que chegavam a ser fofos .

O futuro da arte tem um nome: Meow Wolf <3 (@meow__wolf ) Uma instalação de arte imersiva de um coletivo de artistas que desenharam o multiverso em uma narrativa de exploração interativa dentro um uma casa gigante que tem passagens multidimensionais, como por exemplo: entrar em uma geladeira e sair em outro lugar completamente diferente! Uma viagem de pura piração não-convencional.

Descobri o @meow__wolf no SXSW 2018. Lá, eles ganharam o prêmio de Experiência Criativa e fiquei louca para conhecer de perto. Um ano depois, embarcamos numa aventura para uma cidadezinha chamada Santa Fé no Novo México (EUA). Ao chegar lá, tudo impressiona: a área enorme da instalação, esculturas gigantes do lado de fora, as paredes do hall de entrada que te hipnotizam e isso sem ainda entrar na instalação artística que é o multiverso do Meow Wolf. Pura criatividade, inspiração e disrupção.

Dentro da instalação do @meow__wolf é realmente zero defeitos. Existe uma narrativa forte na exploração do lugar, que te exige atenção e tempo, não é o tal do processo “instagramável”, é uma reconexão com a arte, com o desejo do artista em te levar para o lugar não-comum. Também não é só uma instalação, é um espaço para shows de artistas locais e projetos sociais! Tudo se conversa, tudo interage, todos são protagonistas na arte de mais 400 artistas e criadores envolvidos na construção do Meow Wolf. Surreal!

A instalação imersiva da Color Factory reúne vários artistas, criativos, designers e criadores que se unem para contar suas histórias utilizando cores, o sensorial e a experiência. A cada sala que você entra é uma experiência diferente e tudo isso se conecta com a história da cidade que a instalação está naquele momento.

A Color Factory celebra cores e tons que convidam à curiosidade, descoberta e diversão, não apenas na instalação, mas também na extensão da experiência nos pontos do mapa afetivo que se espalha pela vizinhança. Você encontra desde muros coloridos instagramáveis, passando por lojas históricas, como a 1a loja de doces de NY, até sebos com peças raras da literatura inglesa, bares diferentões e museus de tatuagem. Você conhece NY por um olhar muito menos óbvio e mais criativo. Acompanhe nosso canal no youtube.com/salaoficial para ver toda essa websérie por lá