Nota da equipe Sala

Para muitos, o verão não é só sinal de sol e praia, mas também uma oportunidade de fazer cursos. Veja como funcionou o curso de verão sobre Aquisição de Segunda Língua do Programa de Pós-Graduação da UnB (PGLA).

 

Grandes benefícios são auferidos pelo Programa que se enriquece com a experiência variada de participantes de outras regiões e pelos alunos que têm a oportunidade de seguir estudando num ambiente acadêmico de uma universidade pública. Através dessa modalidade de estudos, geralmente intensiva, por duas ou mais semanas, os visitantes aproveitam o longo recesso do verão para impulsionar sua profissão e carreiras. Muitos participantes e, principalmente, mulheres vêm nessa oportunidade uma chance rara de formação na pesquisa num momento em que podem contar com alguma ajuda em casa para sair e se dedicar aos estudos e ao crescimento na profissão. Foi assim que aconteceu este ano para Daniela, presidente de uma associação de professores de língua num estado do norte brasileiro, para Marcela, professora de inglês de Palmas, Tocantins, para Irene, professora há 5 anos de Português para Estrangeiros de Boa Vista, Roraima,  para Ángeles, professora espanhola de Espanhol há 6 anos no Distrito Federal, para Maria Eugênia, mineira com muitos anos de experiência no ensino de inglês que viu uma oportunidade de crescer nos estudos após retornar de alguns anos de residência nos Estados Unidos, para Simone, aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFOP em Mariana, para Laura e Vítor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFScar, da cidade de São Carlos, no interior de S.Paulo, e para Marilene, aluna regular do Pgla da UnB, e professora de língua inglesa na rede pública do DF, entre tantos outros.

Neste ano, a única oferta de disciplina recaiu na indispensável Aquisição de Segunda Língua, desenvolvida por mim, José Carlos P. Almeida Filho, mas para o próximo verão, previsto para ocorrer em meados de janeiro de 2012, a disciplina será, provavelmente, Abordagens de Ensino de Línguas, com foco especial nas materialidades do ensino comunicacional de línguas voltado para a aquisição de novos idiomas.

Para conhecer alguns dos trabalhos produzidos nesse contexto de estudos, acesse a SALA frequentemente. Para participar do nosso vibrante círculo de estudos na próxima oferta, acompanhe as notícias sobre as atividades do PGLA pela página www.pgla.unb.br.

 

José Carlos Paes Almeida Filho
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comentários  

# Denise Gisele de Bri 18-03-2011 02:36
Foi com muita alegria que vi o relato sobre o curso de verao ministrado pelo Prof José Carlos. Essa prática de oferta de curso de verao deveria ser seguida por outras Faculdades e Departamentos da UnB. É uma momento de reflexao, momento denso e acredito que muito valioso. Parabéns prof pelo seu entusiasmo e disponibilidade. Pude ver que professores do Brasil todo tiveram essa oportunidade. Parabéns mesmo, quem sabe consigo participar em 2012.
Abraços, Denise
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar